Artigo de Actualidade – #5.Os campeões das principais ligas europeias


Existem vários campeonatos de futebol 11 na Europa. Mas entre eles existem 7, os chamados de “Os mais competitivos” campeonatos, que pertencem à UEFA. Eles são: a Ligue 1, da França; a Liga BBVA, da Espanha; a Eredivisie, da Holanda; a Serie A, da Itália; a Liga ZON Sagres, de Portugal; a Premier League de Inglaterra e finalmente mas não menos importante, a Bundesliga da Alemanha.

Passemos então ao assunto principal e comecemos pela ultima acima referida: a Bundesliga, a principal liga futebolística Alemã. Pelo segundo ano consecutivo, o Borussia Dortmund sagrou-se campeão alemão, outra vez, aos comandos de Jürgen Klopp. A equipa onde militam entre outros, Mario Götze e Robert Lewandowski, amealhou mais uns milhões na conta bancária e assegurou mais uma vez uma presença na Liga dos Campeões da seguinte época (2012/13). Será que esta “grande” equipa conquistará o tri-campeonato?

Passemos agora a outro campeonato: Serie A, de Itália. Juventus. Assim se chama o clube a que se resume toda e só a época 2011/12 do campeonato italiano. A Vecchia Signoria sagrou-se campeã com Antonio Conte no comando do clube. Este feito enalteceu-se ainda mais por consequência de outros dois grandes feitos: ter subido recentemente à Serie A (após despromoções de vários clubes, entre eles a Juve), e por ter acabado o campeonato sem derrotas. Del Piero, Milos Krasic e Andrea Pirlo, entre outros, tornaram-se peças fundamentais nesta máquina imbatível de Conte.

Real Madrid. Assim se chama a equipa campeã espanhola de 2011/12. Uma equipa “luso-espanhola” sagrou-se campeã em Espanha batendo mais um record: chegou á barreira dos 100 pontos no campeonato. No 2º ano de Mourinho ao controlo do clube, finalmente ganhou a Liga BBVA, que no ano passado lhe fugiu “por entre os dedos”. Este é mais um titulo para José Mourinho que assim fez o “poker” de campeonatos ganhos. É também mais um para Ronaldo, Pepe e Ricardo Carvalho, que já andavam “esfomeados” por títulos (já anteriormente tinham ganhos títulos com Mourinho).

Desta feita, na Ligue 1, principal escalão de futebol em França, o campeão foi o mais inesperado de todos, o Montpellier. Este ano as grandes equipas francesas, compreenda-se as mais conhecidas e reputadas, nao deram a luta que costumam proporcionar aos espectadores habituais. Essas são o Marselha, o Lille, o Olympique de Lyon e até o segundo classificado deste ano, o Paris Saint-Germain. Clube esse, o PSG, que ficou a 3 escassos pontos do campeão, o Montpellier.

Em Inglaterra, desta feita o campeão foi o Manchester City, clube comandado por Roberto Mancini. O clube multimilionário sagrou-se campeão com a maior sorte do mundo, tendo ganho a Premier League no ultimo jogo. Isso e com a ajuda da diferença de golos marcados para os golos sofridos. Foram campeões  e depois de terem gasto 1.000 milhões em transferências. O clube de Arsene Wenger fica em segundo lugar e o melhor marcador foi Van Persie, jogador de outra grande equipa inglesa, o Arsenal. Aí entram mais uns milhões na conta bancária do City com esta vitória e com a presença na Liga dos Campeões.

De seguida passemos a uma liga menos conhecida, a Eredivisie, mas não menos importante e reveladora de talentos. O Ajax conquistou este ano o bi-campeonato holandês. Com este feito a equipa de Frank de Boer e que conta com jogadores como van der Wiel, Christian Eriksen e Miralem Sulejmani arrecadou mais uns importantes milhões na caixa bancária do clube.

Agora e finalmente, Portugal. Na liga de todos nós, o Porto sagra-se campeão com vantagem de seis pontos em relação ao segundo, o Benfica. O clube de Pinto da Costa e comandado por Vitor Pereira, conseguiu anular uma diferença pontual de cinco pontos que á poucas jornadas existia entre o primeiro, o Benfica, e o Porto. Temos de dar os parabéns ao clube nortenho por esta proeza e feito. O melhor marcador foi Cardozo do Benfica.

[Artigo escrito ainda no velho Acordo Ortográfico]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: